DAP - Casa Branca

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Arte Londrina - Entrevista com a artista Elke Coelho


Elke Coelho 
Nasceu e viveu em Junqueirópolis, SP, em 1983
Vive e trabalha em Londrina, PR


COMO É UM DIA DE PRODUÇÃO EM SEU ATELIÊ, COMO UM TRABALHO COMEÇA?

Em geral, os trabalhos começam fora do ateliê, já que o desenvolvimento deles dependem, em grande medida, da minha percepção cotidiana. Dessa forma, a mola propulsora de um trabalho pode estar em materiais que encontro na rua, em uma loja de ferragens ou no supermercado; interesso-me muito por objetos cotidianos de pequeno porte. Quando adentro no ateliê, parte das ideias já estão em processo, pois o material percebido no mundo foi adquirido anteriormente e registrado no caderno de anotações por meio de desenhos e projetos gráficos. No ateliê (que é uma parte da minha casa que também se presta a escritório) busco observar esses objetos mais atentamente, sendo que um mural me auxilia muito nesse processo. Depois, o próximo passo é combinar os objetos, testar suas qualidades estéticas e verificar significações metafóricas que os arranjos podem sugerir. Um alfinete, por exemplo, pode ter sua frieza e delicadeza enfatizada, ou minimizada, quando colocado ao lado de um tecido felpudo; seguindo esse raciocínio, de pensar a partir das tatilidades sensórias que o objeto oferece, uma flor sempre-viva pode se mostrar de maneira muito distinta quando apresentada ao lado de mais cem mil unidades similares à ela.
Devido ao processo cumulativo que se estabelece em meus trabalhos, posso dizer que um dia de produção em meu ateliê é constituído de gestos repetitivos (milhares) e uma grande dose de minúcia no manejo com os objetos.


QUE ARTISTAS/TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES NAS SUAS ESCOLHAS?

Teóricos: Rodrigo Naves, Ronaldo Brito, Merleau-Ponty.
Literatura: Raduan Nassar, Nuno Ramos, Bartolomeu Queirós de Campos, Marguerite Duras.


O QUÊ CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?
Quase tudo.


EM QUAL PROJETO VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO AGORA?

Atualmente trabalho, paralelamente, em alguns projetos que irão culminar em uma exposição individual. Entre eles, posso citar “A proposta”: uma grande quantidades de maças vermelhas dispostas em pequenas prateleiras.

QUE SITE VOCÊ COSTUMA VER?

Vejo poucos sites e de maneira aleatória. Por isso, seria incapaz de citar um deles.


QUE MÚSICA VOCÊ OUVE?

Há uma diversidades grande de coisas que ouço, em geral canções com letras (ainda preciso dessa âncora) que se utilizam da língua portuguesa como veículo poético. Dentro desse âmbito, realizo um trânsito entre um passado recente (Cartola, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Tom Zé) e uma contemporaneidade latente (Mallu Magalhães, Bárbara Eugênia, Filipe Catto). Também gosto das canções francesas, principalmente aquelas antigas.



Foto do painel utilizado pela artista em seu ateliê


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DaP - Av. Juscelino Kubitscheck, 1973 - Londrina, Paraná - CEP 86020-001 - (43) 3322 6844